OS CONGREGACIONALISTAS
O Congregacionalismo começou na Inglaterra em meados do século XVI, chamando-se “Independentes” os seus primeiros patronos, consoante a sua teoria de que quaisquer cristãos eram livres de fazer um pacto com Cristo e uns com os outros, e assim formarem uma Igreja independente de qualquer autoridade que não êles mesmos, civil ou eclesiástica.
Foi na América que o têrmo “Congregacionalistas” foi primeiramente adotado, para definir a estrutura interior da Igreja antes que uma posição meramente histórica independente de “Papa ou Prelado, Presbitério, Parlamento ou Príncipe”. Os Independentes in- glêses tomaram o nome Congregacional dos colonos da Nova-Inglaterra.
Qualquer tipo de organização em que a Igreja local fôsse independente e auto-suficiente seria, naturalmente, congregacional em govêrno, como oposta às Igrejas Episcopalianas ou Presbiterianas. Nesse sentido, os Batistas, os Discípulos e os Unitários são congregacionalistas. Mas o têrmo “Congregacionalistas” foi reservado à particular denominação protestante a ser descrita neste livrinho. E a história dela deveria ser de interêsse único para todos os Americanos, envolvendo, como envolve, a história inteira do “Mayflower” e a chegada dos “Pais Peregrinos” ao solo americano.
ÍNDICE
Os congregacion alistas . . .
Fundo de cena puritano ...
Robert Browne..................
Separatistas inglèses .... Tempos pós-elisabetanos . . Os peregrinos do Mayflower Desenvolvimentos americanos
Ordem eclesiástica................
O ministério...........................
Ensinamentos......................
Teologia da Nova Inglaterra
O grande despertar...............
Necessidade do dogma . . . Remontando ao coraêço . .
Princípio errado...................
Igreja primitiva..................
Desprêzo da autoridade . .
Conclusão...............................
Opções de Downloads
Servidor 1
Servidor 2
* Informe caso haja algum erro, deixando nos Comentários.
0 comentários:
Postar um comentário